4 de dez. de 2010

Cuidados com Ouro

Fonte mercadolivre
É muito comum ouvir expressões de que tal jóia é desta ou daquela procedência ou região em razão da sua cor.
Outros chegam ao absurdo de dizer que por ter tal cor não é ouro 18 K ou que o ouro de tal lugar é melhor.Tais comentários não passam de puro desconhecimento sobre o assunto, até porque, o ouro puro é um metal, igual em qualquer lugar do mundo.
O ouro puro tem 24 k, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma jóia que possui 75% de ouro puro é uma jóia de 18 K (750/1000). Os outros 25 % da jóia corresponde ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da jóia é definida pela seleção da composição destes 25%
Mantém-se sempre puro, mesmo quando ligado a outros metais. Para que possa ser transformado em jóia, por ser mole, o ouro necessita da adição de outros metais. Essa união com outros metais é denominada liga, que também é responsável pela coloração do ouro. Dependendo da porcentagem de cada um dos metais que compõem a liga, a cor do ouro pode variar entre o amarelo, verde, vermelho e branco.

ouro puro + prata e cobre = ouro amarelo
ouro puro + níquel ou prata e paládio = ouro branco
ouro puro + cobre, prata e zinco = ouro vermelho

Imagem do Google

Limpeza de joias de Ouro
Em jóias de ouro você pode usar álcool para dissolver alguma sujeira mais persistente, embora a maior parte das sujeirinhas saiam com água e sabão e uma escovinha delicada, tem que ser bem delicada para não riscar o ouro. Depois de limpa basta passar um paninho que não solte pelos para dar de volta o brilho às jóias.
Correntes de ouro ou prata ficam brilhantes quando deixadas de molho por alguns minutos em mistura de água com bicarbonato de sódio e depois enxaguadas em água pura.
Precaução
Ao lavar as mãos, retire os anéis e prenda-os nos lábios, para evitar que sejam esquecidos no banheiro.
Além disso, o sabonete embaça as jóias com o passar do tempo.
Como cuidar e conservar peças em ouro
Pessoas que possuem elevado índice de ácido úrico ou estejam fazendo uso de algum medicamento especial podem escurecer peças de ouro.
Uma peça poderá escurecer por outro motivo. Na confecção de uma jóia em ouro é utilizado um ácido que pode ficar retido na porosidade natural do metal, os resíduos desse ácido podem, com o tempo, provocar o escurecimento do metal.
Para limpeza utilize uma solução de água morna, sabão de coco diluído e um pouco de amoníaco (à venda em farmácias). Mergulhe a peça por alguns minutos, enxague, seque com pano macio.
Evite o contato com produtos químicos; perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza.
Não é aconselhável tomar banho com peças de ouro. O sabonete deixa uma fina película sobre a superfície dando-lhe a aparência opaca.
O mercúrio é altamente prejudicial ao ouro. Dependendo da área de contato a recuperação não é possível. Cuidado quando usar o termômetro!!!
É aconselhável guardar as jóias embrulhadas ou embaladas individualmente para que não se risquem.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Todos Direitos Reservados

pro seu blog Creative Commons License
Malagueta Acesórios por Chris Dantas Lima
| Copyright © Blog ativo Outubro/2010 - Todos os Direitos Reservados |

  © Ourblogtemplates.com

Back to TOP